
“Os bebés entendem tudo”
Françoise Dolto
Ouça o Episódio 3 da Série:
Les super pouvoirs des bebés
Em destaque
Dra. Camila Gesta e Dra. Sara Almeida, membros da Ser Bebé - Associação de Saúde Mental para a Primeira Infância participaram no dia 29 de março do Mercadinho do Bebé na Alfândega do Porto através de uma parceira com a Mustela e Expansciense Laboratoires, abordando o tema de Saúde Mental da Mãe e do Bebé.
Em breve ...
Colóquio Ser Bebé
À volta da Saúde Mental da Primeira Infância
24 de Outubro
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Sugestão de leitura

Maternidades especiais
A suposição do sujeito
Duas práticas esclarecem o que acontece nas primeiras fases da relação mãe-bebé: uma ocorre num departamento que acolhe grávidas "psicóticas" e durante alguns meses após o nascimento do bebé, a outra numa unidade de cuidados intensivos neonatais com bebés muito prematuros. Estas situações, onde a relação é perturbada, impedida, por uma certa inadequação das atitudes maternas, ou por entraves técnicos, apresentam-se como um achatamento do que acontece muito cedo.
Trabalhando com estas mães e com os seus filhos, os autores formularam a hipótese de "assunção do sujeito" para tentar nomear o que especificava estas experiências e conseguiram medir a sua eficácia. De facto, esta relação, nas primeiras etapas da vida, assenta menos numa fusão entre mãe e bebé ou no conhecimento que a mãe imputaria ao seu filho do que na suposição, sobretudo, de um sujeito que a mãe coloca nessa criança, um sujeito que faz parte dela, mas que ela representa como separado segundo uma lógica que se refere ao signo e não ao significante.